Exercícios sobre a Igreja durante o período feudal





Preencha as lacunas e depois complete a cruzadinha abaixo.

a)   Ao longo da Idade Média, a Igreja ______________________(1) tornou-se a maior proprietária de  ______________________ (14) da Europa.

b)   Até o século X, a Igreja mantinha ______________________ (13) junto aos mosteiros ou as catedrais.

c)   Desde a queda do Império  ______________________  (15) diversos padres  tentaram colocar a razão a serviço da  ______________________ (18). Um dos principais representantes dessa corrente foi ______________________ (4). Outro filósofo importante, do século XIII, Santo ______________________  (3) acreditava poder explicar a existência de Deus por meio da  ______________________ (2). A nova corrente filosófica ficou conhecida como ______________________  (6).

d)   Durante a Idade Média a Igreja estimulava as ______________________  (8) entre os nobres e os reis. Com isso, promovia a divisão e o enfraquecimento da ______________________  (10), podendo com isto, exercer sua própria autoridade.

e)   Uma das maiores contribuições dos monges medievais é o canto ____________(11).

f)    As ordens ______________________ (7) surgiram da insatisfação de alguns fiéis que, não aceitavam que  ______________________ (5) e padres vivessem no luxo retirando-se  para lugares desérticos, a fim de levar uma vida completamente cristã.

g)   A  ______________________ (9) foi uma das medidas com  que a Igreja procurou reforçar sua unidade religiosa, principalmente de forma dominadora e repressora. Ele era um tribunal religioso que julgava e condenava as pessoas que considerava _____________________(16).

h)   Os frades não eram originalmente membros do ______________________ (1). O fundador da primeira ordem de frades foi ________________________ (17).

i)    Do ponto de vista religioso, os monges contribuíram para converter os povos_____________________ (12); economicamente contribuíram  para melhorar os métodos de produção ______________________ (19) e culturalmente foram os responsáveis pela conservação do conhecimento antigo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     




                               
                               



                                              

0 comentários:

Postar um comentário