Exercícios sobre A construção do império marítimo português
Questões sobre a formação do império português, destacando como, quando e por que o Brasil começou a fazer parte dele, sendo que até o século XIX, não havia uma história do Brasil propriamente dita, mas o Império Português, formado por uma metrópole – Portugal – e seus territórios espalhados pela América, Ásia e África.
Torre de Belém, em Lisboa, à beira do Rio Tejo simboliza o período das grandes navegações. |
1- Qual o ponto comum entre as formas de imperialismo antes e durante o século XV?
R. A submissão dos povos, com seus respectivos territórios e a tributação de um poder conquistador.
2- Que importante escritor louvou o pioneirismo no expansionismo marítimo do século XV?
R. Luís de Camões, poeta português.
3- Quais as primeiras conquistas coloniais de Portugal?
R. Em primeiro lugar o Oceano Atlântico, logo depois Ceuta e em seguida, o início da colonização regular dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, até então desabitados.
4- Quais os primeiros produtos escolhidos para serem cultivados nas colônias portuguesas?
R. Nos Açores, o trigo e na Madeira a cana-de-açúcar.
5- Quais os produtos africanos usados nas trocas com os portugueses?
R. Goma-arábica, marfim, pimenta-malagueta, escravos e, especialmente, o ouro.
6- Qual o principal produto buscado após o monopólio português sobre o comercio africano em 1481?
R. O ouro.
7- O que a bula papal Romanus Pontifex de 1454 reconhecia?
R. Que todas as ações de descoberta, de conquista e de colonização do espaço atlântico e africano até então efetuadas pelos portugueses eram reconhecidas pelo papa como legítimas, o que incluía a escravização de árabes e africanos.
8- Qual a diferença da influencia do papa no século XV e hoje, no que se refere às decisões politicas dos países, principalmente, Portugal e Espanha?
R. Naquela época, para que fossem legitimas as conquistas tinha que ter o aval papal, pois assim estaria se dando uma autorização divina para as decisões dos monarcas. No entanto, hoje em dia, o poder do papa não é mais tão grande ao passo que ele apenas manifesta sua opinião quando é infringido o preceito humanitário ou religioso na decisão de algum chefe de Estado.
9- O que determinava o Tratado de Alcáçovas? O que ele permitiu ao reino espanhol de Castela?
R. O Tratado de Alcáçovas encerrava as pretensões espanholas sobre Portugal em troca da aceitação portuguesa de Isabel como rainha de Castela, os castelhanos reconheciam a soberania de Portugal sobre os Açores, a Madeira e sobre todos os territórios ao sul das Canárias, ilhas que antes ficavam reservadas aos castelhanos.
O Tratado criou condições para que Isabel retomasse o plano de Cristóvão Colombo para atingir as Índias navegando pelo Ocidente, já que a rota africana tornara-se um monopólio legal de Portugal.
10- Qual era a preocupação portuguesa ao assinar o Tratado de Tordesilhas?
R. Garantir a segurança de suas rotas marítimas no Atlântico Sul.
11- O que era o Estado da Índia?
R. Um arquipélago de fortalezas e feitorias construídas nas margens dos grandes estados asiáticos, que exercia seu poder somente no mar.
12- Qual foi o impacto do contato entre portugueses e os povos da Ásia, África e América?
R. Foi considerável, pois os portugueses levaram a religião cristã, formas de vestimentas, alimentação e comportamento que serviram para alterar os costumes e modos de vida das populações nativas, além de, desestabilizar as relações entre os nativos, causou alta mortalidade pela contaminação de bactérias e desestruturou tradições longamente estabelecidas. Os portugueses também assimilaram costumes e tradições dos nativos, mas esse processo foi menos doloroso.